Senedj - Faraó do Egito Antigo - Egito Antigo

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Senedj - Faraó do Egito Antigo

Senedj (também conhecido como Sened e Sethenes) é o nome de um rei egípcio que pode ter governado durante a 2ª Dinastia. Sua posição histórica permanece incerta, já que não existem registros contemporâneos sobre Senedj. A primeira menção do seu nome aparece durante a 4ª Dinastia. A duração exata do reinado de Senedj é desconhecida. O Canon Turim lhe atribui um reinado de 70 anos, o historiador grego antigo Manetho atribui-lhe um reinado de 41 anos. Os egiptólogos modernos consideram essas interpretações equivocadas ou exageradas.
Faraó do Egito
Cartucho com o nome de Senedj na Lista Real de Abidos
Cartucho com o nome de Senedj na Lista Real de Abidos
Reinado
2791 a 2771 a.C  2ª Dinastia
Predecessor
Sucessor
Título Real
NomeSenedj
Esposa(s)
(?)
Pai
(?)
Nome

Inscrição SenedjA primeira fonte de referência ao rei Senedj remonta ao início ou no meio da dinastia 4. O nome, escrito em uma cartela, aparece na inscrição de uma porta falsa pertencente a mastaba do alto sacerdote Shery em Saqqara. Shery detinha o título "supervisor de todos os wab-sacerdotes do rei Peribsen na necrópole do rei Senedj "servo de Deus de Senedj".

O sarcófago de uma mulher real desconhecida, que data do início da 18ª dinastia, é uma fonte adicional do nome. A inscrição no caixão lista nomes de vários reis, começando com o rei Senedj, seguido por um nome destruído. Em seguida, a lista continua com Antef, Mentuhotep II, Senuseret II, Senuseret III, Sekhaenré e Amósis. O caixão foi encontrado por Luigi Vassalli no túmulo T100.2 em "Abu el-Naga" Dra.

O nome de Senedj está incluído nas listas reais da era Ramessida, embora seja escrito de diferentes maneiras. Enquanto a lista real de Abidos imita a forma arcaica, o cânone real de Turim e a lista real de Saqqara formam o nome com o hieróglifo sinal de uma arrancada de ganso.

A última menção do nome de Senedj aparece em uma pequena estatueta de bronze em forma de um rei ajoelhado usando a coroa branca do Alto Egito e segurando queimadores de incenso em suas mãos. Além disso, a estatueta usa um cinto que tem nome Senedj esculpido na parte de trás.

O egiptólogo Peter Munro escreveu um relatório sobre a existência de uma inscrição em selo mostrando o nome em um cartucho Nefer-senedj-Ra, que ele pensa ser uma versão de "Senedj", mas nenhum selo nem a sua inscrição foram já publicados. Portanto, a autenticidade deste achado é questionável.

Reinado

Não está claro se Senedj já dividiu o trono com outro governante, ou se o Estado egípcio foi dividido no momento da sua morte. Todos as listas reais conhecidas como a lista de Saqueara, o cânon de Turim e a lista de Abidos listam um rei Weneg como antecessor do Senedj. Após Senedj, as listas reais diferem umas das outras no que diz respeito aos sucessores. Enquanto a lista de Saqqara e o cânone de Turim mencionem os reis Neferkare, Neferkasokar e Hudjefa I como sucessores imediatos, a lista de Abidos os ignora e lista um rei Djadjay (idêntico ao rei Khasekhemui). Se o Egito já estava dividido quando Senedj ganhou o trono, os reis como Sekhemib e Peribsen teriam governado o Alto Egito, enquanto Senedj e seus sucessores, Neferkare e Hudjefa I, teriam governado o Baixo Egito. A divisão do Egito foi levado a um fim pelo rei Khasekhemui.

Tumba

Não se sabe onde Senedj foi enterrado. Toby A. Wilkinson acredita que o rei poderia ter sido enterrado em Saqqara. Para apoiar este ponto de vista, Wilkinson faz a observação de que os sacerdotes mortuários em épocas anteriores nunca foram enterrados muito longe do rei para quem tinha praticado o culto mortuário. Wilkinson acha que uma das grandes galerias do Sul dentro da Necrópole do rei Djoser (3ª dinastia) era originalmente o túmulo do Senedj.
Precedido por
Faraós do EgitoSucedido por
Sneferka
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal